OROBÓ É A CIDADE MAIS TRANSPARENTE DO AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO E SE DESTACA NO RANKING ESTADUAL

Destaques Notícias

OROBÓ É A CIDADE MAIS TRANSPARENTE DO AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO E SE DESTACA NO RANKING ESTADUAL. O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO EXECUTIVO OROBOENSE FIGURA ENTRE OS 21 MAIS TRANSPARENTES DO ESTADO, CONFORME AVALIAÇÃO NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA*

*Avaliação realizada nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON (https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/panel.html).

Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é uma ação da ATRICON em parceria com os Tribunais de Contas de todo o Brasil, para promover ações voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público, através da fiscalização dos Portais de Transparência. O PNTP teve início no ano de 2022 e terá continuidade durante os próximos anos, sempre com uma edição por ano.

O Programa Nacional de Transparência Pública é integrado por três ações:

  1. Levantamento da transparência dos portais;
  2. Elaboração e divulgação do Radar Nacional da Transparência Pública, que reunirá todos os dados;
  3. A instituição do mês de novembro como alusivo ao tema.

O trabalho foi realizado em todo o Brasil e teve a frente a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Ao final do levantamento, como resultado da avaliação dos sítios e portais de transparência com base nos critérios avaliados, é atribuído um índice de transparência a cada Unidade Jurisdicionada. Os índices por sua vez são classificados em níveis de transparência, consoante Tabela a seguir:

Nesse levantamento, o Portal da Transparência do Executivo Oroboense (https://orobo.pe.gov.br/transparencia/) conseguiu se destacar no Ranking divulgado pela ATRICON. E no Estado de Pernambuco alcançou o nível PRATA de transparência pública.

É relevante ressaltar que apenas 12 (doze) municípios pernambucanos conseguiram o nível PRATA, 08 (oito) o nível OURO e 01 (um) o nível DIAMANTE.

Portanto, o Portal da Transparência do Executivo de Orobó figura entre os 21 (vinte e um) mais transparentes de Pernambuco.

Confira o resultado da avaliação dos municípios do agreste setentrional de Pernambuco.

(Fonte: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/panel.html))