Projeto “Escuta Escola”, potencializando a Escola das Adolescências em Orobó-PE e consolidando a formação dos professores do 6º ao 9º ano, com apoio pedagógico e reflexão da prática pedagógica.
No dia 10 de junho, a Gerência de Ensino leva para a Escola Jundiaí uma reflexão sobre a Metodologia da Escola das Adolescências como pilar de uma Aprendizagem Significativa e de Qualidade nos anos finais (6º ao 9º ano) em diálogo com Recomposição da Aprendizagem.
O Projeto Escuta Escola oferece formação e suporte contínuo aos profissionais da educação de Orobó-PE escutando os professores e a gestão escolar. O objetivo é fortalecer as competências desses educadores, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para lidar com os desafios do dia a dia escolar, garantindo a recomposição da aprendizagem. Ao focar na formação de qualidade, o projeto contribui diretamente para a melhoria do ambiente de aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Professores e gestores são a ponte entre a proposta pedagógica e a realidade em sala de aula e seu comprometimento com o processo ensino e aprendizagem é fundamental para compreender as particularidades da adolescência: A fase da adolescência é marcada por intensas transformações físicas, emocionais, intelectuais e sociais. Professores engajados buscam entender essas nuances, adaptando suas práticas para dialogar com os interesses, contextos e demandas dos estudantes.
É importante também promover o protagonismo estudantil, já que a metodologia das Escolas das Adolescências incentiva o aluno a ser o centro do processo de aprendizagem. Professores engajados atuam como facilitadores, mediadores e orientadores, estimulando a autonomia, o pensamento crítico, a pesquisa e a resolução colaborativa de problemas.

