DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

Destaques Notícias

Hoje, dia 21 de março, é marcado pelo Dia Mundial da Síndrome de Down. Esta é uma data de conscientização global, que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e celebrar a vida de pessoas portadoras da Síndrome de Down.

O intuito do dia é promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down em todo o mundo, através da informação e do respeito.

A data é reconhecida, desde 2012, pelas Nações Unidas, e foi escolhida pela representação da triplificação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população.

Vale ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.