Última Atualização em: 21/06/2018


Legislaçao

Secretaria de Saúde




Alerta à população Oroboense

Publicado em: 15/03/2018

Alerta da Secretaria Municipal de Saúde à população oroboense para reforçar prevenção contra a Dengue

A Prefeitura Municipal de Orobó, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate às Endemias, alerta a população sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite não só a dengue, mas também à Zika vírus e Febre Chikungunya. Esse período de altas temperaturas, seguido de chuvas é ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, onde aumenta o número de focos causados por água parada. Para que isso não aconteça, a Secretaria de Saúde faz alerta aos munícipes sobre a importância de cada um no combate ao mosquito da dengue, Zika e Chikungunya. O combate deve ser feito em conjunto, considerando que sem a participação da população é impossível impedir o surgimento do mosquito. Por isso, é importante que a comunidade esteja engajada tomando as devidas medidas de prevenção e ajudando a fiscalizar.

A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água, por isso é tão frequente em épocas de chuvas. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e caixa d’água mal vedada. O Setor de Vigilância em Saúde reforça que é importante manter o quintal limpo, sem acúmulo de materiais que possam reter água e de permitir a visita dos agentes de combate a endemias do município em residências, quintais e terrenos particulares. A população também deve ficar atenta aos sintomas como dores de cabeça, febre e dores no corpo. Ao sentirem os sintomas é importante procurar atendimento médico e o posto de saúde mais próximo de sua residência.

ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO:

Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

Lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo nas ruas, ou nos Canteiros Centrais. FAÇA A SUA PARTE!

  Outras Notícias

  • Piçarramento nas estradas rurais do Município

  • Arraiá do Abrigo São Francisco de Assis

  • Homenagem aos Profissionais de Enfermagem

  • Audiência Pública

  • Entrega de Enxovais

  • São João da Terceira Idade

  • Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Convite