Última Atualização em: 21/06/2018


Legislaçao

Secretaria de Administração




Gestão é Destaque no Diário de Pernambuco

Publicado em: 04/01/2018

Administração da gestão municipal é destaque no Diário de Pernambuco

Quando a gestão pública propõe uma administração participativa, focada em caminhar ao lado dos interesses da sociedade, resultados positivos para diversos segmentos das regiões em que esse método é aplicado acabam se tornando realidade. Em Pernambuco, um dos exemplos desse foco no bem estar da população e na erradicação de níveis de pobreza que trazem resultados efetivos é Orobó, município localizado no Agreste Setentrional, a 88 km do Recife.


A Prefeitura também firmou parceria com a Fundação Altino Ventura, promovendo mais de 1.000 atendimentos e cirurgias, garantindo aos pacientes alimentação, transporte e exames gratuitos.

Vale salientar que Orobó conta hoje com 18 gabinetes odontológicos instalados para atender a população, garantindo cobertura total do Programa Saúde Bucal. Além de realizar atendimento clínico e domiciliar, a saúde oportuniza ainda à população o atendimento noturno dentro do Programa Noite Sorridente que dá prioridade aos pacientes que trabalham durante o dia. Os profissionais promovem palestras nas escolas sobre higienização correta da boca.

Em relação à infraestrutura local, uma obra que merece grande destaque é a reforma da praça Coronel Abílio de Souza Barbosa, localizada ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Tal investimento trouxe um ar de modernidade ao local.

Investimento em Educação

O crescimento gradativo de Orobó no Índice de Educação Básica (IDEB) superou a projeção estabelecida para 2021 por meio da execução de projetos e programas educacionais, o que contribuiu para que o município conquistasse o Selo Unicef - Edição 2013/2016, do Fundo das Nações Unidas para a Infância. A oferta de alimentação escolar de qualidade, kits escolares, livros da educação infantil e escolas com infraestruturas reformadas levou o município a receber o honroso título de "Município Aprovado", inclusive sendo referência para novas propostas a serem adotadas na edição do Selo Unicef 201712020.

O município tem investido na formação continuada dos gestores de escolas, coordenadores, professores e mediadores que fazem parte do Programa Novo Mais Educação. A busca por um modelo de gestão educacional eficiente garante o pagamento salarial com reajustes para os profissionais, acompanhando o piso salarial da categoria. Os esforços refletiram no desempenho dos alunos: por 03 anos, desde 2014, Orobó esteve entre as 10 melhores colocações na educação pernambucana, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Os índices também são traduzidos em conquistas de uma educação compartilhada e inclusiva. Já são 05 medalhas de Olimpíadas do conhecimento, incluindo 0 20 e 39 lugares na Olimpiada de Língua Portuguesa, bem como 03 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática. No campo da Educação Especial, a cidade ganhou o Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEDE, que foi criado em 2013, voltado para estudantes com deficiências, possibilitando o acesso ao estudo para todos. Para o melhor atendimento deste público, a Prefeitura Municipal de Orobó, com recursos próprios, construiu um prédio bem projetado para o melhor funcionamento do CAEDE e da Creche.

O município conta atualmente com uma rede de 30 instituições de ensino, sendo 27 rurais e 03 urbanas. Assinale-se que já foram reformadas e equipadas com mobiliários novos 11 escolas municipais.

Destaque-se, ainda, que mesmo diante de um cenário de recessão nacional, em dezembro de 2017, a Prefeitura Municipal de Orobó adquiriu 12 veículos por meio de recursos próprios, dinamizando, assim, os trabalhos das equipes das secretarias municipais de Saúde, Educação. Obras e Assistência Social.

A iluminação da Praça pública da Vila de Feira Nova também é um destaque, sendo esta, a primeira localidade da região a receber lâmpadas de LED. E apostando, sobretudo, em mais desenvolvimento e bem estar da população oroboense, o município adquiriu com recursos próprios 20 terrenos destinados à construção de mais unidades de saúde, escolas, academias da saúde e um estádio de futebol.

Desenvolvimento Plural

Por meio de ações voltadas para a agricultura, a economia local foi aquecida. A ideia foi de benefícios aos produtores rurais e aos moradores de Orobó.

Através do Garantia Safra, iniciativa voltada a agricultores que perderam ao menos 50% da produção devido às condições climáticas, houve um aumento da renda municipal: no ciclo 2015 — 2016 foram adicionados RS 1.533.400,00 na economia local.

Além do acréscimo recorde, Orobó foi destaque por ser proporcionalmente o município pernambucano que contemplou o maior número de agricultores dentro do programa; foram mais de 1,8 mil adesões efetivadas pelo governo municipal.

A expectativa é que sejam injetados mais RS 2.21 milhóes na economia local, além de agregar mais 2,6 mil agricultores para o próximo período de safra, compreendido no ciclo de 2017 - 2108.

Outra via de geração de renda no município está na primorosa renda Frivolité, produzida por 70 artesãs locais. sendo que 36 artesãs vivem exclusivamente da Frivolité. A Casa do Artesanato em Orobó é o local de viabilização da produção dessa renda. E para dar maior apoio e visibilidade ao artesanato local e regional, em 2013 foi criada a Feira de Artesanato de Orobó, que acontece no mês de setembro durante as comemorações alusivas à Emancipação Política do município.

  Outras Notícias

  • Piçarramento nas estradas rurais do Município

  • Arraiá do Abrigo São Francisco de Assis

  • Homenagem aos Profissionais de Enfermagem

  • Audiência Pública

  • Entrega de Enxovais

  • São João da Terceira Idade

  • Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Convite