Última Atualização em: 20/10/2017


Legislaçao

Secretaria de Saúde




COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM OROBÓ



As meninas de 11 a 13 anos de Orobó começaram a ser vacinadas nos PSFs do município contra o Papiloma Vírus Humano - HPV, responsável por quase 95% dos casos de câncer de colo de útero no mundo.



Na manhã de ontem, foi dado o início a primeira dose, é preciso tomar uma segunda após seis meses e uma terceira após cinco anos para completar a proteção. Para se vacinar, basta comparecer ao posto de saúde com o cartão de vacinação e um documento de identificação. A vacina é restrita ao sexo feminino, visando diminuir os casos e mortes devido ao câncer de colo de útero.

 

Lembramos que tem que tomar a vacina e é preciso usar camisinha para evitar outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

A vacina distribuída nos postos de saúde de Orobó é quadrivalente, combatendo os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo, segundo informações repassadas pela Secretaria de Saúde. 

 

O HPV é um vírus que possui mais de cem variações e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

 

A prefeitura de Orobó, através da secretaria de saúde irá levar a vacinação também para as meninas das escolas do município. As direções das mesmas estão fazendo um levantamento de quantas meninas serão atendidas pela campanha.

 

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

 

O prefeito Cléber Chaparral destaca que"As escolas e postos de saúde de Orobó terão participação fundamental no processo de imunização".

  Outras Notícias

  • Convite

  • Convite

  • Programa Criança Feliz

  • Outubro Rosa

  • Oferta de Minicurso

  • DIA "D" EM DEFESA DO SUAS

  • Feira de Artesanato de João Alfredo

  • Orobó, Modelo em Educação